Obra fundamental da literatura russa e imortalizada na ópera de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1879), “Eugene Onegin”, de Alexandre Pushkin (1832), é o ponto de partida da coleção outono/inverno 2020 do Atelier Sandro Barros.
– Na verdade, a minha inspiração é a heroína do romance, Tatyana, que merecia ter batizado o livro pela força de sua determinação. Ela foi diferente de todas outras “mocinhas” dos romances da época, ao rejeitar seu grande amor depois de ter sido dispensada por ele – diz o estilista, que percorreu o campo russo, nos arredores de Moscou, para criar a coleção. – O livro fala também do contraste entre as convenções europeizadas da corte czarista e a genuína espontaneidade vivida por Tatyana quando morava no campo da Rússia profunda. Nesse ambiente, me debrucei muito sobre as pinturas de artistas mulheres russas, como Zenaida Serebriakova e Natalia Goncharova.
Da juventude rural de Tatyana vêm as mangas volumosas dos vestidos acinturados com saias abauladas e as blusas cujos bordados reproduzem os desenhos dos xales de Pávlovski Possad. Uma saia traz na estampa flores que remetem à pintura em madeira khokhloma e às bandejas Zhostovo. As camisas brancas fazem uma interpretação dos motivos de Natureza das rendas de Vologda, com bordados em miçanga feitos à mão. Casacos e vestidos bordados com teias de cristais sobre um azul fade evocam a paisagem nivosa do país sob o céu límpido.
– Os vestidos de festa lembram a chegada da jovem Tatyana a Moscou, quando ela se casa com um nobre. Ao mesmo tempo que adota códigos de vestimenta de sua nova realidade, nas silhuetas lânguidas e nos adereços mais elaborados, ela não abre mão de homenagear suas origens, formando peças híbridas – resume Sandro.
E surgem uma saia mídi rodada em camadas com aplicação de flocos de cristais, vestidos ombro-a-ombro com brocado floral, um top e uma saia bordados com paetês prata e ouro que remetem ao interior das catedrais ortodoxoas, além de poderosos looks de veludo preto com pérolas e bordados dourados e rubi que relembram os motivos das tiaras kokoshniks. Para arrematar, um série de tons exuberantes, como o azul royal, o pink e o coral representam os palácios coloridos de São Petersburgo.
FICHA TÉCNICA DAS FOTOS:
Foto: Peu Campos
Beleza: Saulo Fonseca
Cenário: Mangaba Produções
Jóias: Sara Joias, Renata Camargo e Leticia Linton
Starlets: Deise Sidegum e Laiane Levcohvich
Sapatos: Alexandre Birman e Sandro Barros, Aquazzura e René Caovilla
Thanks to: CJ Fashion, Primetour, Renata Queiroz de Moraes e Ana Auriemo